
O que torna semelhante modelos como Volkswagen CrossFox, Renault Sandero Stepway, Renault Livina X-Gear, Citroën C3 XTR e Peugeot Escapade, já que fazem parte de segmentos diferentes? Todos agregam acessórios e algumas alterações estéticas em comparação aos modelos tradicionais, além de incluir uma oferta mais generosa de itens de fábrica. Com o objetivo de dar um pouco mais de emoção à compra racional do cliente, estas versões diferenciadas podem incluir estribos laterais, estepe na porta do bagageiro, grade do para-choque diferenciada e, em alguns casos, suspensão elevada. Posição mais alta para dirigir, aparência incrementada e boa oferta de equipamentos de fábrica. Estes foram os principais motivos de compra que levaram a publicitária Renata Castilho, 27 anos, a escolher um Renault Sandero Stepway 1.6. “Além disso, o motor é 1.6, mais ágil na cidade e mais potente para andar na estrada”, complementa.
A versão Stepway, que custa R$ 42.600, também passou pelas atualizações sofridas pela linha 2012 do compacto da Renault e permanece com os mesmos acessórios que o diferenciam do restante da linha: estribos laterais, para-choque de impulsão, barra no teto e pneus de uso misto. A suspensão é 50 mm mais alta que o Sandero convencional, chegando a 18,5 cm. No caso de Renata, que roda em São Paulo, essa maior distância é ideal para passar pelos inúmeros buracos, asfalto irregular e valetas da cidade.
“O espaço interno também foi um dos motivos que me levou a preferir o Sandero, comparando-o com os concorrentes do segmento, mas eu não o compraria se não tivesse incorporado estas mudanças da linha 2012, que melhoraram a usabilidade dos botões para acionar os vidros dianteiros, o acabamento interno e a qualidade dos materiais”, acredita.
Em relação ao pacote de equipamentos de série, estas versões repletas de apetrechos costumam contar com mais itens, resultando no custo-benefício como fator de compra. No caso do Stepway, sai de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, além de rodas de liga leve de 16 polegadas, com pneus de uso misto. Se o comprador achar pouco, ainda há um adesivo para colar na carroceria do carro. “Achei a direção, mesmo hidráulica, um pouco pesada, mas acredito que seja em função do tamanho das rodas”, considerou Renata, ao compará-lo com o Sandero 1.0 que tinha na garagem.
Normalmente, estes modelos incrementados eles não possuem distinção mecânica em relação aos modelos tradicionais, a não ser a suspensão aumentada, como no caso do Renault. O pioneiro neste mercado foi o Fiat Palio Weekend Adventure, lançado em 1999. Atualmente, a perua da Fiat, nesta versão, conta com bloqueio do diferencial. Outro modelo que vale a pena citar é o Volkswagen CrossFox, cujo destaque fica por conta do estepe na tampa traseira.
Espera pode causar transtorno – de acordo com a Renault, espera-se um incremento de 3.000 unidades em vendas durante este ano do Sandero Stepway com a chegada da linha 2012. No ano passado, foram 11 mil modelos vendidos, enquanto que, para 2011, a conta deve chegar aos 14 mil. Um dos principais concorrentes, o CrossFox, que sai por R$ 48.600, fechou o ano passado com 19.168 modelos comercializados.
Uma das consequências em escolher um modelo incrementado, entretanto, pode ser a espera pelo carro. De acordo com Renata, o pedido do seu Stepway foi feito no dia 25 de junho, com expectativa de pegá-lo 20 dias depois. Até o momento, porém, ela não recebeu o carro; segundo a concessionária, a entrega prevista é para o dia 8 de agosto. “Já vendi meu carro e, enquanto aguardo pelo novo, tenho de me locomover com o do meu irmão”.

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