quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Motor novo dá fôlego a Logan e Sandero


Nem sempre o que há de melhor está em nossa vista. Esse é o caso da recém-apresentada linha 2013 dos Renault Logan e Sandero. A principal novidade dos carros é o propulsor 1.6 8V flex HiPower, que agora desenvolve 106 cv com etanol e 98 cv com gasolina. O torque também aumentou, agora oferecendo 15,5 kgfm e 14,5 kgfm, respectivamente, sempre a 2.850 rpm. Segundo a Renault, cerca de 85% do torque aparece já aos 1.500 rpm.


O motor anterior, o HiTorque, teve 51 de suas 150 peças retrabalhadas para 2013, sendo que doze são novas e foram desenvolvidas no Brasil. Um trabalho de 36 meses. Os números do motor antigo eram 95 cv de potência com etanol e 92 cv com gasolina. Respectivamente, o torque era de 14,1 kgfm e 13,7 kgfm.


Dividindo as atenções com o novo propulsor de oito válvulas está a versão GT Line, de apelo esportivo, que agora goza do status de modelo de série, não mais uma edição especial como ocorreu no passado e tem preço inicial de R$ 38.470. 


Mesmo valor cobrado pela versão Privilège, equipada com o mesmo 1.6 8V. Porém, ao contrário da última, a versão GT Line traz de série rodas de liga-leve de 15 polegadas escurecidas. Também são exclusivas da configuração esportiva os detalhes em vermelho ao redor das saídas de ar, costura vermelha no volante,espelhos pintados de preto, faróis com máscara negra, para-choques exclusivos, aerofólio na cor preta e painel de instrumentos com fundo branco. Os cintos de segurança acompanham o tema e são da cor vermelha.


As medidas para Logan e Sandero, assim como o visual externo, não mudaram e continuam apostando no bom espaço interno. Logan, com seu porta-malas de 510 litros,mede 4,3 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,6 m de distância entreeixos. Para o Sandero, respectivamente, as medidas são 4 m, 1,7 m, 1,5 m e 2,6 m. O bagageiro do hatch leva 320 litros.


Os motores 1.0 16V não sofreram alterações para 2013, mas a lista de equipamentos para Logan e Sandero, sim. Para o sedã de entrada, com preços partindo de R$ 26.450, calotas e desembaçador traseiro, antes opcionais, vêm de série. Já o Sandero 2013 de entrada tem preço anunciado de R$ 27.030 traz de fábrica desembaçador e limpador do vidro traseiro e aquecedor. O motor 1.0 16V flex é capaz de desenvolver 77 cv com etanol e 76 cv com gasolina. Para esse propulsor, o câmbio é manual de cinco marchas.


Para quem escolher o novo motor 1.6 8V, os preços iniciais são R$ 35.930 e R$ 35.480, respectivamente para Sandero e Logan. Os motores 1.6 16V flex de 112 cv com etanol e 107 cv com gasolina continuam sendo exclusividade das versões topo de linha equipadas com o câmbio automático de quatro velocidades e da série limitada Rip Curl.


Impressões

A única resposta que interessa sobre o novo propulsor 1.6 8V é a que o pé direito pede ao acelerador. Nesse sentido, Logan e Sandero se aproveitaram desse "sopro" de força a mais. Na prática, o carro não surpreende na condução urbana, pois as arrancadas não chegam a ser vigorosas. Porém, é em pequenos detalhes que se vê a diferença, como dobrar uma esquina em terceira marcha, ou fazer menos reduções em retomadas aproveitando o torque a mais do motor HiPower. Ele é capaz de rodar a pouco mais de 1.000 rpm sem maiores trepidações ou hesitações.

A GT Line, novidade da linha Sandero, é um animal diferente. com exceção aos adereços visuais, não tem nada a mais que qualquer Sandero 1.6 8V. Novamente nos detalhes o modelo mostra o que tem de especial: a ponteira cromada de escape é capaz de produzir um ronco mais presente na cabine e instiga o motorista a acelerar mais. As rodas de liga-leve, apesar de similares às já usadas no Stepway, pintadas de cor escura dão a impressão de que o Sandero GT Line está mais baixo, mesmo que nada tenha sido alterado em relação ao conjunto de suspensão. 

Com um preço igual ao da versão topo de linha Privilège, o esportivo parece uma barganha, mas é bom ficar atento, pois espelho elétrico e vidros elétricos nas portas traseiras não podem ser equipadas nem como opcionais no GT Line. Na Privilège, tais equipamentos são de série.

Sob o capô, modificações otimizam o motor

A lista de mudanças no propulsor 1.6 8V flex é extensa. A principal alteração foi a taxa de compressão do motor, que é a força com a qual o pistão comprime a mistura ar/combustível dentro do cilindro. Passando de 9,5:1 para 12:1, os engenheiros da Renault conseguiram um motor mais eficiente, mas precisaram modificar outros componentes para lidar com o esforço extra do bloco, já que a medida gera mais pressão e calor na câmara de combustão.


O pistão recebeu novos anéis e saias de grafite nas laterais para reduzir o atrito com os cilindros. O comando de válvulas e a sede de válvulas foram modificados para aguentar a pressão da maior taxa de compressão. Já a junta do cabeçote agora é composta por três camadas para lidar melhor com a temperatura extra. 


Mercado


Gustavo Schmidt, vice-presidente Comercial da Renault do Brasil declarou que a marca espera vendas entre 6.500 e 7.000 Sandero por mês com a introdução do GT Line e somando-se as vendas do Stepway. "Nós esperamos que o Sandero atinja 3,2% de participação de mercado com a introdução da versão esportiva e do novo motor HiPower. Para o Logan, esperamos que a participação fique em torno de 1,1%. Trabalhamos com uma previsão de vendas no Brasil para o mês de agosto de 390 mil automóveis e comerciais leves". O executivo ainda espera que as vendas da nova versão de apelo esportivo represente cerca de 7% de todas as vendas do Sandero, ou cerca de 800 carros por mês.


Fábrica - No final de 2012, a fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) deverá fechar as portas por dois meses para ser reformada. "Vamos adicionar uma capacidade de produzir 100 mil carros a mais por ano", explica Schmidt. Hoje, a planta paranaense produz entre 220 mil e 230 mil carros anualmente.


Confira os preços da linha 2013 de Logan e Sandero

Logan 2013
- Logan Authentique 1.0 16v - R$ 26.450 
- Logan Expression 1.0 16v - R$ 31.770 
- Logan Expression 1.6 8V - R$ 35.480 
- Logan Expression 1.6 16v (aut.) - R$ 39.230

Sandero 2013
- Sandero Authentique 1.0 16V - R$ 27.030 
- Sandero Expression 1.0 16V - R$ 32.610
- Sandero Expression 1.6 8V - R$ 35.930
- Sandero GT Line 1.6 8V - R$ 38.470 
- Sandero Privilège 1.6 8V - R$ 38.470
- Sandero Privilège 1.6 16V (aut.) - R$ 41.750
- Sandero Stepway 1.6 8V - R$ 40.660
- Sandero Stepway 1.6 16V (aut.) - R$ 44.870
- Sandero Stepway Rip Curl 1.6 16V - R$ 41.150

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