domingo, 6 de novembro de 2011

Segunda geração do Palio custa a partir de R$ 30.990.



A Fiat apresenta, 14 anos depois, a segunda geração do Palio, compacto que foi lançado em 1997 e que vem sobrevivendo graças às re-estilizações frequentes. O hatch, porém, perdeu mercado com a chegada do Uno e agora tenta uma reabilitação no mercado partindo de R$ 30.990.

Este é preço da versão Attractive 1.0 com 75 cv de potência e que é a porta de entrada para o carro que cresceu com o novo estilo, mais moderno e próximo do "irmão maior" Punto. A configuração Attractive também pode ter o motor de 1,4 litro por R$ 34.290.

O propulsor E.torQ 1.6 16V já acompanha a versão Essence, que parte de R$ 37.990 com câmbio manual e R$ 40.490 com o câmbio automatizado Dualogic. A transmissão robotizada acompanha o controle de cruzeiro, uma novidade na linha Palio.

A versão Sporting começa em R$ 39.990 e tem adereços esportivos junto com o motor 1.6 16V, como uma falsa saída de ar no para-lamas e aerofólios na cor preta. A versão pseudo-esportiva também pode ter o câmbio Dualogic por R$ 42.990.

Além da cara nova

A nova geração do Palio vai além das sucessivas re-estilizações do modelo. O carro agora usa uma nova plataforma, baseada na do novo Uno. O carro cresceu em todos os sentidos, maior no comprimento, na largura e no entre-eixos. Por menor que possa parecer, os cerca de 4 cm a mais ajuda muito no espaço do banco traseiro.

Toda a arquitetura do modelo foi trocada por materiais mais leves e resistentes. A suspensão foi recalibrada para ficar mais firme para passar maior sensação de estabilidade, ponto fraco da geração anterior.

O pacote de equipamentos também foi melhorado. O compacto pode ter equipamentos antes inexistentes no Palio anterior, como o volante com comandos do rádio, para-brisa térmico e borboletas para troca de marcha atrás do volante para a transmissão Dualogic.

O interior também guarda novidades, como o novo cluster e painel com o mesmo estilo do Uno. Uma faixa que corta toda a extensão do interior pode ser personalizada e os difusores de ar agora estão em posição mais alta, corrigindo um erro grotesco do Palio original.

Versão 1.0 será a mais vendida

Com a nova geração, o Palio vai tentar voltar a disputar a ponta do mercado, que chegou a ocupar por alguns meses, mas que viu distante após o lançamento do novo Uno. Com os dois carros atualizados, a Fiat pretende chegar à liderança com um dos dois modelos.

Dentro das vendas do Palio, no entanto, metade deverá ser do Attractive 1.0. O motor 1.4 ficará com outros 30% do mercado. Os outros 20% serão divididos meio a meio entre Essence e Sporting, segundo a fabricante. O Palio Fire, com a carroceria antiga, permanece em linha.

Dirigibilidade melhor; acabamento pior

Ao volante, a dirigibilidade do Palio melhorou bastante em relação a sua geração anterior e ficou mais próxima do Uno. A suspensão, ponto crítico do primeiro Palio, ficou melhor acertada, mas ainda macia. Em curvas, a carroceria ainda se arrasta mais do que deveria.

A versão 1.4 tem bom desempenho na cidade. Avaliada em Belo Horizonte (MG), cidade conhecida por suas ladeiras, o motor respondeu bem, mesmo com o ar-condicionado ligado, e exigia poucas trocas de marcha para enfrentar as subidas.

Já com o propulsor de 1,0 litro, a performance ficou aquém do esperado. Durante a rápida avaliação, o botão para desligar o ar-condicionado foi bastante acionado para poder encarar as ladeiras mais íngrimes.

O que decepcionou nas versões Attractive, que vão ficar com 80% das vendas, foi o acabamento. As unidades mostradas no lançamento ainda são do primeiro lote, mas mostraram falhas de encaixe de peças e plásticos com aparência frágil.

Os puxadores internos da porta usam plástico liso e com rebarbas. Fechar o porta-luvas exige uma força maior e o porta-objetos no alto do console tem parafusos aparentes e forração solta, possível futura fonte de ruídos.

Analisando a versão Sporting, a má impressão é amenizada pelo veludo usado nas portas e em partes do banco. O console tem pintura metálica, de boa aparência. Os plásticos e suas falhas de encaixe, no entanto, permaneciam lá.

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