A popularidade de carros com valor agregado baixo é grande no Brasil. Com isso, as montadoras optam por continuar a fabricar um modelo que é sucesso de vendas a reformular seu desenho com a incerteza de que os consumidores irão aprovar a re-estilização. Exemplos disso não faltam. O Chevrolet Classic, antes chamado de Corsa Sedan, por exemplo, é vendido desde 1995 com um visual parecido até hoje. Ao longo dos anos, o carro sofreu algumas alterações, mas seguiu a mesma linha em todas as versões.
O Motors e cia, durante as duas últimas semanas, avaliou dois modelos que encaixam perfeitamente nesse padrão: Ford Ka e Citroën C3, na linha 2012. Ambos são carros que fazem sucesso no mercado e, desde seus lançamentos, 2003 para o C3 e 1997 para Ka, não sofrem grandes reajustes de motorização e pouco em design. “A tomada de decisão (para a re-estilização do Ka) foi difícil. Nós escutamos o consumidor e fizemos o facelift. Por enquanto, a motorização atende à demanda do mercado, então não precisa de mudança” afirmou Eduardo Basso, gerente de desenvolvimento de marketing da Ford, quando indagado sobre o posicionamento da marca em cima da nova versão do compacto, recém-lançada no mercado.
De acordo com Basso, o perfil do consumidor do Ford Ka é jovem entre 20 e 30 anos, em início de carreira, com escolaridade acima da média e que procuram um carro com desenho urbano. Contudo, ele afirma que “a prioridade foi mexer nos detalhes do interior e adicionar itens que eram pedidos frequentes dos proprietários, como o novo porta-copos para os passageiros do banco de trás".
Em alguns países, a prática de não renovar modelos que são sucesso de vendas é comum. Na Rússia, a marca Lada produziu o Laika, também conhecido como 2101 desde 1970. Recentemente, o sedã foi tirado de fabricação pela baixa procura, mas já vendeu mais de 16 milhões de unidades. No Brasil, o carro foi comercializado entre os anos de 1991 e 1995.
Principais mudanças
Ford Ka - o compacto continua com as mesmas configurações – 1.0 e 1.6, ambos Flex. Visualmente, ganhou alguns detalhes, como a grade trapeizodal e as lanternas transparentes. Internamente, recebeu apenas detalhes das saídas de ar e manopla na cor prata. Outra novidade é a configuração Sport que leva motor 1.6 e tem faixas pretas do capô até a tampa do porta-malas. O modelo ganhou faróis com máscara negra, lanternas cinza transparentes e um novo pára-choque, com uma grade na cor preta.
Citroën C3 - ganhou faróis com máscara negra e novos modelos de roda de liga-leve aro 15. Outras inovações são o acendimento automático dos faróis e sensor de chuva para os limpadores do pára-brisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário