quarta-feira, 27 de abril de 2011

Sobreviventes que ainda fazem sucesso no mercado.

Que carro que você planeja comprar? Existe uma enorme variedade no mercado brasileiro, suficiente para agradar todos os gostos e bolsos. Entretanto, apesar dos olhos dos compradores e dos amantes estarem, na maioria das vezes, nos lançamentos, existe uma série de modelos de diversos segmentos que, apesar de já terem vários anos desde sua estreia, ainda fazem sucesso nas vendas.

Os exemplos estão por todos os lados e fazem parte da oferta de muitas montadoras. Na tabela dos mais vendidos, figuram nas primeiras colocações o Volkswagen Gol e o Fiat Uno. Tanto o Gol G5 como o novo Uno contabilizam nesta performance, mas o G4 e o Mille também possuem uma grande parcela no resultado final, já que entra na conta os emplacamentos do Gol Geração 4 e do veterano da Fiat. 

"O G4 complementa nossa oferta atingindo um patamar um pouco inferior de preço onde o Gol G5 não atua", explicou o gerente de marketing de produto da Volkswagen, Henrique Sampaio. "Cada um deles possui posicionamentos diferentes como produto e de preços. Com isso atingem tipos diferentes de clientes", afirmou. Atualmente, o preço de entrada do Gol G4 é R$ 27.830, enquanto quem optar pelo G5 vai pagar o preço mínimo de R$ 29.650. Essa diferença se torna mais visível na relação do Mille com o Novo Uno. Enquanto a versão mais "popular" sai por R$ 23.850, o preço de entrada do Novo Uno é R$ 26.490.

"Alguns clientes dão muita importância à atualização do veículo e aos itens de tecnologia disponíveis e, neste caso, vão para o G5, outros nem tanto, estão mais preocupados com o uso básico do produto como meio de locomoção aliado ao custo-benefício e, neste caso, partem para o G4", disse Sampaio.

Sedãs

Outro segmento que também se aproveita da estratégia para abocanhar uma fatia diferente de consumidores é o dos sedãs. Um dos casos mais famosos é o Corsa Sedan e o Classic da Chevrolet. O segundo nasceu como uma versão do primeiro Corsa nacional e, até hoje, mesmo buscando públicos alvo diferentes, ainda compartilham semelhanças históricas que nos fazem lembrar a época em que os dois eram um só. No Classic, por exemplo, o painel remete ao Corsa Sedan 95. Entretanto, os dois hoje se distanciaram. Enquanto o Classic é um dos sedãs mais baratos do mercado, com preço aproximado de R$ 28 mil, o Corsa Sedan tem um motor mais potente e custa a partir de R$ 37 mil.

Isso também acontece na Ford: o New Fiesta chegou a um segmento que o Fiesta Sedan não atingia. "O New Fiesta tem por objetivo atrair consumidores mais sofisticados, com maior poder aquisitivo e que buscam um produto diferenciado em design e tecnologia no segmento B-Sedan", contou o Gerente de Produto da Ford, Eduardo Basso. Com isso, a marca conseguiu atingir um diferente tipo de compradores sem perder os antigos. "Desde o lançamento do New Fiesta, as vendas do Fiesta Rocam Sedan não foram afetadas", falou o executivo. "O grande volume de sedãs ainda é do Fiesta Rocam. Até o dia 20 de abril, para ter uma ideia, foram emplacadas 2.300 unidades do Fiesta Rocam Sedan e 800 unidades do New Fiesta", afirmou Basso. "Em nossa linguagem, o New Fiesta não canibalizou o Rocam. "

Sobrevivente

Há ainda outra vertente dos sobreviventes, a dos modelos que possuem mais de uma carroceria, mas só uma passa pela atualização. Este é o caso do Renault Grand Tour. Antes versão perua do Mégane, o modelo sobreviveu à chegada do Fluence. Apesar de não ser um carro novo, o Grand Tour lidera o segmento no Brasil. "Parte do sucesso do Grand Tour é devido ao reposicionamento do modelo, que ganhou um preço mais competitivo e teve o pacote de opções reduzido para a versão topo de linha com motor 1.6", informou a Renault.

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